A raiva é um sentimento muito poderoso! Ela nos traz energia, determinação e vontade de agir, normalmente impulsionada por encontros com situações injustas (algo nada raro no mundo de 2022!)
Apesar de ela, no fundo, fazer a pessoa se sentir energética, a experiência para os outros ao redor da pessoa com raiva poucas vezes é positiva.
Na prática, a raiva tem diversas facetas. Existe uma raiva momentânea, quando se reage à uma situação (por exemplo quando a pessoa é insultada). Existe também uma raiva que continua após do evento em si, em que a pessoa fica ruminando, revivendo e criando novas emoções relacionadas à memória dele.
A meditação pode ajudar a ser consciente desses tipos diferentes de raiva. Devo alertar que a raiva momentânea é muito mais difícil de ser ignorada! Por isso, é necessário bem mais treino. Porém, a prática ajuda rapidamente a raiva pós situação, pois treina o desapego com os pensamentos.
Quando a pessoa que medita começa a ruminar e a entrar em círculos de pensamentos que geram mais e mais raiva, ela consegue perceber e se libertar, deixando a raiva se dissolver na consciência. Além disso, quem medita tem a habilidade de observar as sensações do corpo associadas à raiva, percebendo ela se transformando na mente com curiosidade.
Yorumlar