Meditar com emoções é uma das coisas que mais vai mudar a sua perspectiva sobre a vida. Porém, observar na consciência as emoções e sensações puras associadas a ela é algo complexo!
Isso porque os sentimentos já vêm associados a conceitos (como ele ser bom ou ruim) ou histórias (como pensar “eu estou sentindo isso porque tal situação aconteceu comigo”).
Um bom jeito de facilitar a observação é nomear cada emoção quando a sente. Então, durante a meditação, assim que perceber que alguma emoção apareceu, você pode pensar para si mesmo o nome dela.
Depois, mude o seu foco de atenção para o seu corpo e tente notar as sensações associadas à emoção que você nomeou, tentando deixar passar por você os pensamentos (conceitos e histórias) sobre ela.
Esse método ajuda a te treinar para perceber a diferença entre uma emoção sendo sentida e os pensamentos.
Um exemplo: Você pode sentir algo e começar a notar um aperto na garganta ou uma inquietação, vontade de se mexer, e aí faz uma nota mental como "ansiedade", "antecipação" ou "impaciência".
E a história que você conta sobre essa emoção pode ser a lista de coisas para fazer ou pensar "quanto tempo será que falta nessa sessão?".
Essas histórias seriam uma segunda camada, vindas da emoção em si e das sensações do corpo.
Nas primeiras vezes usando essa técnica é provável que você repare nas emoções predominantes como cansaço e ansiedade ou as que movimentam mais a mente como a raiva, excitação, entre outras. Com o tempo, você vai reparando os sentimentos mais escondidos e as nuances de cada um, sem ter aversão a eles e nem se perder nas histórias contadas pela mente.
Kommentare