top of page

O mundo não é como pensamos!

A nossa percepção do mundo a cada momento é dependente dos nossos 5 sentidos. Eles geram informações para o cérebro interpretar através de associações com as memórias.


Só após traduzir e organizar todos esses estímulos é que o cérebro entrega as informações para a consciência. Aí sim conseguimos experienciar!


Apesar de sabermos disso racionalmente, na experiência estamos acostumados a pensar que o mundo é do jeitinho que sentimos que é!


Só que existem MUITOS exemplos de como a interpretação do cérebro muda tudo na nossa experiência, veja alguns e se pergunte “Dá para saber como é a realidade?”:


1) Olhe para sua mão e estale os dedos. Perceba que sua visão e a sensação do toque dos dedos está sincronizada na sua experiência. Mas, e na realidade? A imagem da mão chega ao córtex antes do tato, o cérebro é quem sincroniza!


2) Observe a imagem com o gradiente cinza. O retângulo interno está pintado com uma só cor de cinza. Porém, o cérebro não interpreta corretamente por causa do gradiente no fundo.



3) Observe a imagem, chamada de triângulo Kanizsa. Não só experienciamos dois triângulos, mas também interpretamos uma profundidade, com o “triângulo” branco em primeiro plano.




4) Você já ouviu falar de uma condição hereditária chamada sinestesia? Estas pessoas podem perceber letras, números ou notas musicais como cores, ou sentir o sabor de certas palavras quando as ouvem. Essa é a realidade da experiência delas!


5) Estudos apontam que se você está cansado ou carregando uma mochila pesada, as coisas parecem mais distantes.


Fontes:

Sugovic, Mila & Turk, Philip & Witt, Jessica. (2016). Perceived distance and obesity: It's what you weigh, not what you think. Acta Psychologica. 165.


Proffitt DR. Embodied Perception and the Economy of Action. Perspectives on Psychological Science. 2006;1(2):110-122.


Livro: Dennis Proffitt, Perception: How Our Bodies Shape Our Minds, 2020.


6) E a percepção dos animais? As abelhas não veem muitas cores, mas vêem os raios ultravioleta, além de distinguir muito bem entre claro e escuro. E, por isso, vivenciam o mundo de uma forma completamente diferente de nós!

Cada ser vivo experiencia uma pequena parte da realidade do universo a cada momento.

Deleite-se no mundo particular que é só seu!


E vem meditar para poder vivê-lo na sua completude!

Comments


bottom of page