Ação
Sessões por ordem de complexidade
Para alcançar todos os benefícios que a meditação pode trazer, veja as instruções antes de começar.
Antes de realizar a sessão pela primeira vez, ouça ou leia (abaixo) a introdução dela para que você entenda qual o intuito e o que deve observar.
Sessão 4 Introdução - Ação 1
Hoje você vai tentar a meditação caminhando, dando alguns passos devagar, indo e voltando. A ideia desta sessão é prestar atenção completa nas sensações que aparecem com o movimento, com todas as suas nuances. Aos poucos, esse treino se reflete em observar melhor a mente durante as atividades normais do dia a dia, principalmente durante atividades propícias para se perder em pensamentos, como durante uma caminhada.
Não deite para fazer essa sessão. Caso seja muito desconfortável para você ficar de pé, sente-se e mexa os pés como se tivesse andando. O importante é sentir o movimento.
Pode manter os olhos um pouco abertos para não ter perigo de cair ou bater em algo, mas faça o possível para não se focar na visão.
Utilize essa oportunidade para observar se você sente que é um observador longe do seu pé, que está em algum lugar acima ou se, por alguns momentos, você sente que não há distância entre você e essas sensações.
Sessão 10 Introdução - Ação 2
Nesta sessão você usará movimentos baseados em Tai chi (uma arte marcial) e Qigong (um método de respiração da medicina chinesa).
Você pode fazer essa sessão sentado ou em pé, contando que tenha espaço pra você mexer as mãos e os braços na sua frente. Também é importante que os pés encostem no chão. Para sentir mais nuances, ficar descalço ou de meia é recomendado, mas é uma escolha pessoal..
Para definir o tamanho e a velocidade dos movimentos que você fará, é sugerido que você teste como é o melhor jeito para facilitar que:
-
preste a máxima atenção possível,
-
que seja interessante para sua mente,
-
não canse seus músculos.
Conforme os movimentos ficam mais complexos, pode ser que você observe uma tendência sua de querer fazer movimentos perfeitos. Não se preocupe com isso, mas sim em prestar atenção nas sensações. Se isso acontecer, assim que perceber, deixe o pensamento ir embora. Não é necessário satisfazer a vontade de fazer o movimento perfeito porque esse não é o intuito dessa sessão.
Sessão 16 Introdução - Ação 3
Nessa sessão, você vai usar outro movimento do Qigong. Faça o movimento devagar e use-o para perceber tanto as sensações que aparecem por causa da ação que está realizando quanto os símbolos relacionados ao seu corpo. Esses símbolos e conceitos podem ser imagens das regiões onde há sensação, a antecipação do movimento ou até contar histórias sobre o corpo (por exemplo, “essa parte está contraída porque ontem carreguei coisas pesadas”). Tente sentir as sensações sem nomear mas se esses conceitos aparecerem, perceba-os na sua mente e depois volte gentilmente a se concentrar no movimento.