Audição
Sessões por ordem de complexidade
Para alcançar todos os benefícios que a meditação pode trazer, veja as instruções antes de começar.
Antes de realizar a sessão pela primeira vez, ouça ou leia (abaixo) a introdução dela para que você entenda qual o intuito e o que deve observar.
Sessão 3 Introdução - Audição 1 e 2
Treinar mindfulness usando sons é muito vantajoso porque é possível observar experiências muito interessantes de forma simples e que podem ser aplicadas a todos os outros objetos de meditação.
Ao realizar essas sessões de Audição, tente notar que, primeiramente, o som não está no espaço da sua mente. De repente, sem qualquer controle da sua parte, ele começa. Depois, se estiver concentrado, toda a sua mente é envolta pelo som. Novamente sem saber quando, ele some e sua mente volta a não ter nenhum som ou a ter outros sons.
Durante meditações auditivas, tente também aceitar todos os ruídos que chegam (tanto os da sessão como os externos do seu ambiente).
Além disso, em toda sessão de meditação, é importante perceber os símbolos que vão aparecer na sua mente associados aos sons, sensações e emoções. E assim, desenvolver a percepção dos julgamentos (por exemplo “gosto desse som”), memórias (“esse som me lembra…”), projeções para o futuro (“quando vai vir o próximo som?”), os atos de nomear (pensar na palavra “gongo”) ou imagens (visualisar na mente a causa do som).
Sempre que você observar que essas movimentações estão presentes, calmamente mova seu foco de atenção para os sons. Por último, a Sessão 1 possui sons de gongos, portanto é recomendado ouvir em um volume médio ou baixo para que seja confortável durante toda a meditação.
Sessão 15 Introdução - Audição 3
Nessa sessão, você vai usar um movimento para seguir o trajeto do som na sua mente. O movimento pode ser escolhido por você e deve ser sutil, como um movimento para a esquerda e direita com o pé, abrindo e fechando a palma da mão, etc. O importante é ser uma ação confortável para você para que possa usá-la para focar no som. Quando o som aparecer, comece o movimento e finalize-o quando o som sumir.
A intenção desse treino é observar diversos sentimentos aparecendo na mente. Por exemplo, você poderá notar a antecipação da espera do som, o desejo por ouvir mais ou menos daquele som e voz, suas preferências (o “gostar” ou "não gostar”). Por isso, ele é útil para que você se acostume a identificar essas sensações aparecendo na sua consciência durante o dia a dia.
Além disso, você poderá notar o aparecimento de um estado mental curioso, chamado de “mente de iniciante” pelos budistas zen. Nesse estado, sua mente se surpreende e recebe os conteúdos da mente de forma acolhedora e interessada.