
Mantras
Sessões por ordem de complexidade
Para alcançar todos os benefícios que a meditação pode trazer, veja as instruções antes de começar.
Antes de realizar a sessão pela primeira vez, ouça ou leia (abaixo) a introdução dela para que você entenda qual o intuito e o que deve observar.
Sessão 6 Introdução - Compaixão 1
A meditação de Compaixão (também chamada de "Metta" ou "lovingkindness") não é uma meditação tradicional. Ao contrário dos outros tipos, em que você tenta se libertar das histórias que aparecem na sua mente, nessa sessão a ideia é associar a compaixão com os símbolos de você mesmo e dos outros.
É normal reagir a interações com outras pessoas, inclusive com você mesmo, sem se interessar, ouvir, realmente estar presente e sem se perder em pensamentos sobre o futuro ou o passado. Na prática, treinar essa associação de Compaixão faz com que seja possível aceitar todas as interações com mais gentileza e atenção no dia a dia, pois a mente já se acostumou com isso durante as sessões.
Porém, esse tipo de meditação não irá fabricar sentimentos, portanto você não sairá dela gostando de alguém que inicialmente não gostava, mesmo sendo possível nutrir muita compaixão direcionada a essa pessoa.
Mindfulness é sempre um exercício de atenção. Nesse caso, a atenção na ideia de uma pessoa e no mantra da compaixão associada a ela. Inicialmente, você vai oferecer o mantra pra você mesmo, depois para pessoas específicas e depois para todos os seres vivos. Esse mantra tem quatro frases:
“Que eu esteja protegido
Que eu esteja feliz
Que eu esteja saudável
Que eu viva em paz”
Quando repetir esse mantra mentalmente, não é necessário usar um tom de que está implorando, mas sim numa intenção de generosidade ou bênção de você mesmo e dos outros. “Sim, que eu esteja feliz.”
O mantra não necessariamente precisa ser esse, pois a ideia por detrás das palavras é o mais importante. Dessa forma, é possível mudar as palavras ou as frases para as que fazem mais sentido pra você.
Por fim, é provável que aparecerão várias associações e ideias enquanto você pensa nas frases do mantra e nas pessoas. Você vai tentar deixar esses pensamentos passarem por você sem perseguir o pensamento ou atacá-lo. Só deixe ele passar e volte a atenção para as frases do mantra e para quem você o está oferecendo.




