top of page

O que muda na mente depois de meditar?


Conforme treinamos meditação, nos acostumamos a perceber a diferença entre estar observando conscientemente e estar perdidos nos pensamentos.


Assim, a habilidade de observar o espaço mental aumenta gradualmente e é possível começar a notar a diferença entre as sensações diretas e os conceitos (símbolos/histórias/arquétipos) que aparecem.


A prática regular faz com que os conteúdos da mente (tanto as sensações puras quanto os conceitos) sejam aceitos com mais compaixão, surgindo e sumindo sem que haja uma reação de rejeição ou apego a eles.


Além disso, situações difíceis se tornam mais navegáveis, pois sabe-se, através da experiência da meditação, que tudo que aparece na mente também desaparece. Dessa forma, além de sentimentos normais como medo e ansiedade, também aparece a curiosidade: "Que sensações e emoções vou experienciar diante dessa situação?"


Por fim, a grande diferença prática que se nota após meditar regularmente é a capacidade de se conectar com o momento presente, o que traz benefício


s incríveis! Isso porque a mente se acostuma a se desprender dos pensamentos e, assim, nunca fica presa no passado ou no futuro por muito tempo.


Você já notou alguma mudança em você depois que começou a meditar? Comente e vamos conversar!


Crédito da imagem: Metzger


Comentarios


bottom of page