top of page

O que significa uma "boa" sessão de meditação?


Pode parecer contra-intuitivo, mas uma boa sessão de meditação não é definida por quanto tempo seguido você conseguiu se concentrar no objeto da sua meditação sem se perder em pensamentos.


Considerando que o intuito da prática é aumentar a capacidade de observar os conteúdos da mente, faz mais sentido que uma boa sessão seja associada à habilidade de perceber que se está perdido em pensamentos e voltar a atenção para o objeto. Esse vai e volta é o que treina e acostuma a mente a também realizar essa dinâmica no dia a dia.


Se você sente que não está tendo o melhor aproveitamento, você pode tentar primeiro minimizar o máximo de gatilhos para distrações (computador, notificações no celular, animais, pessoas, etc).


Além disso, ter a sensação de comprometimento enquanto medita é muito importante. Isso porque, quando você está parado e sem fazer nada, a mente tem duas escolhas inevitáveis: procurar coisas para pensar para curar o tédio ou ficar com sono porque o tédio é muito grande.


Dessa forma, recomendo fazer a resolução com si mesmo no começo de cada sessão de que, durante os próximos dez minutos, você só irá meditar e tudo que tiver que ser resolvido, será resolvido depois. Assim, tudo que vier na sua mente, você não precisará analisar e pode retornar o seu foco de atenção para o objeto da meditação sem ansiedade.


Dica: Em última instância, se estiver impossível se concentrar e você toda hora se perde nos pensamentos, pense para você mesmo "inspira", "expira" bem gentilmente e quase como um sussurro na mente, enquanto foca a atenção no ar entrando e saindo.

Comments


bottom of page