O mestre budista zen Seung Sahn é um dos meus preferidos porque, além de ser muitíssimo sábio, é uma comédia!
Em uma das palestras que eu mais gosto, ele diz para você pegar sua mente e jogar no lixo porque se você tem uma mente, você tem problemas. E se você não tem uma mente, nada é um obstáculo.
Nesse caso, a "mente" a que ele se refere é o conceito budista de “mente de macaco”. Esse estado mental é aquele que todos conhecemos, em que relacionamos tudo que experienciamos ao “eu”.
Por exemplo, pensamos ou sentimos que “sou uma pessoa que está sentindo frio” (mente de macaco) ao invés de experienciarmos as sensações puras como a temperatura em diferentes partes do corpo, os músculos contraindo, os pêlos eriçando…
Seung Sahn continua, dizendo “imagine que você é dono de um hotel. A ´mente de macaco´ é gerente deste hotel e deveria trabalhar para você. Em geral, a gerente trabalha bem, mas sempre causa problemas. Ela é muito exigente e está sempre infeliz e insatisfeita, dizendo que ´quer isso´, ´quer aquilo outro´”.
O mestre relembra que o Buddha Siddhārtha Gautama dizia que quando a mente de macaco aparece, a dualidade dos julgamentos também aparece. O gostar/não-gostar, a vida/morte, o vem/vai e, com eles, o sofrimento.
Ele finaliza dizendo que o conselho é não fazer nada e só observar a consciência. Essa é a única forma de se libertar. Pegue sua mente de macaco e jogue no lixo!
Komentarze