Yongey Mingyur Rinpoche é um mestre budista tibetano que sempre traz ótimos diálogos e metáforas para descrever a experiência do estado mental meditativo (uma tarefa praticamente impossível!)
Em um dos meus diálogos preferidos, ele fala que a consciência está sempre conosco. Quando entramos em um estado meditativo, essa consciência é reconhecida por nós.
Yongey diz que, quando estamos desconectados da nossa própria consciência, somos como um peixe que não sabe que está nadando na água ou um pássaro que não sabe que voa no céu 🕊️.
Na minha interpretação, a metáfora fala sobre como, quando estamos perdidos em pensamentos, nos sentimos sobrecarregados e totalmente identificados com nossas emoções, nos tornando reativos a elas.
Já em um estado meditativo, em que se observa os conteúdos da mente, um espaço aparece entre nós e os pensamentos. O reconhecimento dessa distância é o que reduz muito o sofrimento de cada momento.
Para cultivar esse estado mental de conexão com a consciência, a meditação é o jeito mais garantido! A não ser que você tenha a sorte de atingir a iluminação enquanto admira uma cachoeira 😂
💬Comente suas percepções e vamos conversar!
🧘♂️Vem treinar meditação também
Comments