Introdução
Aqui você vai encontrar sessões que abordam técnicas básicas e te introduzem ao treino de meditação.
É recomendado aprender as principais técnicas da prática, pois são necessárias para mergulhar profundamente na consciência e experienciar mudanças de perspectivas muito benéficas para sua vida.
Antes de começar, reflita:
O que está por trás desse treino de meditação?
Pense na sua mente. Ela funciona recebendo estímulos do mundo, processando e utilizando seu conhecimento anterior a fim de interpretar o que acontece à sua volta e reagir de forma a te beneficiar e proteger. Um ser humano, assim como outros animais, experiência esse processamento através da consciência, um "espaço" em que estímulos externos (como sensações e sons) são associados a conceitos (símbolos, histórias e arquétipos).
Uma das histórias mais complexas contadas pela mente vem da sensação de existir um “Eu” contínuo com quem as experiências acontecem. O "Eu" é o símbolo que você cria de você mesmo como um objeto no mundo. É algo muito útil, que foi ensinado socialmente e se transforma com as suas experiências durante a vida.
Quando você era um bebê, e ainda não havia sido ensinado que era uma pessoa no mundo, os pensamentos e sensações apareciam na sua mente sem esse símbolo. Por exemplo, em um ambiente gelado, um adulto poderia pensar "eu sou uma pessoa sentindo frio", uma criança que não aprendeu sobre o conceito do "Eu" poderia pensar somente “frio”, ou caso seja um bebê que não sabe usar palavras, sentiria a sensação sem nomeá-la.
Há mais de três mil anos, a meditação é usada para acessar essa realidade primordial com uma perspectiva adulta e reflexiva. Para isso, neste treino você vai entender que meditar não é “não pensar em nada”, mas sim reconhecer e se conectar com o espaço da consciência. A grande vantagem é que, ao observar os conteúdos da mente, você também não reage automaticamente a eles: “quando você consegue observar o rio, você está fora dele”, como dito pelo professor Yongey Mingyur Rinpoche.
Como se conectar com a mente?
Para começar bem as sessões de introdução, faça esse exercício de 1 minuto!
A essência da meditação é observar a mente, a consciência. A capacidade de observar está com a gente o tempo todo e ela melhora com a prática.
Para meditar e observar a mente, temos que nos conectar com a consciência. Mas como você sabe se tá fazendo isso do jeito certo?
Eu vou mostrar pra vocês: Primeiro, levanta o seu braço na sua frente e feche os olhos.
Você sabe que ta com o braço levantado? Isso é se conectar com a consciência.
Como você sabe que ele tá levantado? Você está sentindo sensações na mão, no braço, no ombro.
Observe essas sensações. Isso é se conectar com a consciência.
Parabéns pelo comprometimento de completar o treino de introdução à meditação LeveMente!
Agora, você está preparado para fazer as sessões de aprofundamento e se conectar cada vez mais com a sua consciência!
Não se esqueça de repetir as sessões de introdução esporadicamente. Isso é muito importante para sua evolução! Assim, você consegue perceber diferentes nuances e notar como a sua mente se transformou. Você pode acessar todas as sessões LeveMente usando o botão abaixo: